VERÔNICA COM 12 ANOS VISÕES DE UMA ADOLESCÊNTE

Capítulo 11

Os meus doze e treze anos foram de sonhos e trabalhos nas pedras do açude de bodocongó lavando roupas das senhoras ricos. Por que o mundo é tão diferente assim? Uns tem tanto e outros nada possuem, por quê? Na vida parecemos uma ilha de certezas arrodeiados por um oceano imenso de incertezas e dúvidas. Eu via aqueles barões com aquelas roupas chiques com suas filhas tão lindas e bem vestidas enquanto eu lavava roupas na sangria do açude dos amantes. Os ricos desejavam para suas filhas que elas fossem ricas e poderosas:
- Minha filha será uma médica, uma doutora e casará com um conde rico e poderoso.
Mas as famílias pobres pareciam irritadas com a vida e praguejavam as filhas:
- Está menina só dará pra uma Quenga, ela até parece uma rapariga. Veja só!
É, a vida sempre muito difícil de entender, mas aos meus quatorze anos eu tentava encontrar uma explicação para aquilo que ninguém queria explicar. Meu corpo estava formando e meus










Riacho das quengas – Joilson Assis 48


Seios já chamavam a atenção de alguns homens que me olhavam de um modo diferente. Talvez o meu namorado “de tchau” se aproximasse agora já que eu era uma mulher formada. Mas para minha surpresa um dia passando em frente a sua casa que era um pouco melhor do que a de meu pai, o vi com outra menina bem vestida e com um carro fumaceiro em frente dela. Confesso que aquilo me abateu e o beijo que eu vi ele dar nela matou a minha alma. O amor é uma vitamina para a alma, mas a desilusão tira todo o seu brilho. Passei semanas em casa tão triste que a febre fazia arder o meu corpo. Como eu era boba, se apaixonar por uma pessoa que nem mesmo sabia o nome e nem mesmo tínhamos conversado. Mas o coração tem suas regras, independente da nossa suposta inteligência. Eu nunca tinha recebido carinho de um homem, mas só os tchau daquele rapaz faziam-me carinho na alma. Nem mesmo chegamos a este mundo direito e já começamos sofrendo de amor. Mas como acertar no amor se ninguém ensina. Talvez ninguém soubesse amar e por isto ninguém ensinasse a fazê-lo com segurança. Mas como eu era boba, pois aquele rapaz de família mais forte que a minha nunca olharia para a filha de uma lavadeira










Riacho das quengas – Joilson Assis 49


Que era lavadeira também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário