A REVOLTA DA TAPUIA , COFEDERAÇÃO DOS CARIRIS, HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE

Riacho das quengas – Joilson Assis 18






ATENÇÃO !

Para aumentar as letras deste livro basta segurar a tecla ( CTRL )do seu computador e mexer com o rotor( botão rotativo ) de seu mause e todo o texto se ampliará. Você poderá usar a tecla ( ctrl ) e clicar na tecla ( + ) desta forma as letras serão ampliadas . Experimente ! As letras ficarão do tamanho que você desejar.







Nota histórica
História de Campina Grande, Paraiba
A revolta dos tapuias ou confederação dos índios cariris.

A confederação dos Cariris ou a revolta dos Tapuias como foi chamado a revolta dos gentios entre 1688 a 1694 foi indiscutivelmente a maior revolta armada de índios contra os colonizadores do Brasil. Não houve em nenhum estado de nossa federação uma revolta que se assemelhe a esta de 1688 na Parahyba. Os ataques surpresas dos índios as caravanas dos brancos não tinham menos de dez mil nativos armados com flechas e alguns com armas de fogo contrabandeadas pelos Franceses e trocadas por pedras preciosas. Não menos de dez mil nativos flecheiros atacavam nestas emboscadas e em várias outras com número superior colocaram para correr até o Famoso sertanista Domingos Jorge Velho e seus comparsas correram em busca de abrigo entre índios amigos.
A luta dos sertanistas neste período de revolta dos Tapuias foi muito intensa e sangrenta. Índios e negros de outros lugares foram chamados para enfrentarem os índios da parahyba que esmagaram inúmeras vezes estas tropas que buscavam o domínio completo da região ainda pouco explorada. A coroa Portuguesa tentava mostrar que tudo estava sobre controle e disfarçar o cheiro de sangue que subia do solo Parahybano que fervia em ódio. A idéia Portuguesa era isolar os revoltosos e colocar nativos estranhos contra nativos para depois dominarem os







Riacho das quengas – Joilson Assis 19

Que restaram. Com o tempo a tática Portuguesa deu certo e os Índios se digladiaram sobre o solo da Paraíba, depois de se destruírem o restante pobre e sem lideranças foram esmagados por tropas sertanistas que constantemente subiam da Bahia e do Recife. A revolta dos índios apesar de levar o nome de Confederação dos Carirís era de várias nações indígenas entre elas os tarairus, Pegás, os janduis e muitos outros. A revolta dos nativos era justa? Sim, os Brancos acabaram de tomar terras que pertenciam a eles e tentaram várias vezes escravizá-los para o enriquecimento da Coroa. Até os Jesuítas e depois os Franciscanos foram expulsos por não aceitarem os MAUS TRATOS E A ESCRAVIDÂO QUE A COROA ATRAVES DE SEUS LIDERES QUERIA IMPOR A TODOS OS NATIVOS.
Depois do enfraquecimento do movimento de revolta veio da parte dos Brancos uma vingança silenciosa e rápida sobre todos os índios ao longo do território. Aldeias eram queimadas, índias estupradas e crianças e adultos mortos impiedosamente. Foi o massacre da coroa: Toda história foi ABAFADA para não assustar os novos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário