COMOVIDA COM BIACA VERÔNICA SE AUNTA COM UM HOMEM BÉBADO E ESTÚPIDO

Riacho das quengas – Joilson Assis 116


Triste a história final da ex-famosa Bianca, como tantas que ficaram velhas e morreram desprezadas por tudo e por todos. Não era de interesse de ninguém recuperar quengas, até o governo fazia vista grossa a nossa tão utilizada existência. Era realmente triste o final de carreira de uma quenga principalmente no Nordeste daquela época.
Passei a minha gravidez com as demais nos barracos de taipas e seis meses depois do nascimento de Dalva nome de uma estrela, coloquei na porta da família Diniz para ser criada. Não gosto nem de me lembrar deste dia, mas quinzenalmente eu de longe a visitava. Olhava para a minha linda garotinha brincando com bonecas caras nos jardins da casa. As vezes benta me via e dava a entender que ela sabia que Dalva era minha com algum homem daquela família. Mas ela poderia fazer o que? Era o sistema. A sociedade parecia condenar as quengas eternamente ao mundo dos mortos vivos e não permitia em nome de sua moral que estas pobres quengas deixem o que por falta de sorte, um dia abraçaram. Uma vez quenga jamais gente, era o que a sociedade queria.
Sara foi embora com velho vinte anos mais velho do que ela que a deu nome e um lar. Sara conseguiu o que era o sonho de toda quenga. Algumas não diziam mais isto, pois não tinham mais esperança para isto, mas eu sabia que necessitava sair daquela vida. Bastião continuava me chamando para morar com ele, mas eu não queria de modo algum. Mesmo com a recusa














Riacho das quengas – Joilson Assis 117


Ele continuava o mesmo cavaleiro de sempre. Às vezes me trazia flores, às vezes frutas frescas, peixes e até feira ele fazia e trazia para mim. Era realmente um homem muito bom. Já que eu não poderia ficar com Bastião cuidei de imitar Sara fazendo com que um homem Manoel da Silva resolvesse me assumir e me levar para casa. Ele me aceitou e me levou para o rancho dele que ficava próximo do sitio louzeiro. Ele morava em uma vila de quartos fedida próximo a mata do louzeiro. A muito tempo eu sabia de alguns problemas que ele tinha como beber muito e não ser totalmente viril, faltava-lhe constantemente as forças sexuais. O que eu não sabia estava próximo a descobrir era o fato dele ser muito violento e colocar a culpa da mulher de suas “brochadas”. Foi exatamente isto que aconteceu! Ele bebia demais e na hora do sexo falava o que trazia sobre ele uma enorme irá que era descontada em mim. Eu trabalhava para este homem como uma mula, lavava, passava as roupas, a casa e a noite acabava apanhando sobre a acusação de que não exercia bem o seu papel.
- sua quenga eu não me excito por sua causa, você é uma rapariga e eu não devia ter aceitado você...
Era tantas palavras fortes acompanhadas de palavrões que pouco a pouco eu me convencia que o Cabaré era melhor que aquele lugar. Eu precisava encontrar uma saída, mas parecia que não havia outra forma para que um dia eu fosse uma dama da sociedade dos vivos. A ingratidão tira a feição e aquele homem era um verdadeiro cavalo e cheirava como tal. Por amor a mim












Riacho das quengas – Joilson Assis 118


Mesmo eu tinha que suportar aquele porco, “fedorento”. Eu tinha dinheiro e o guardava bem guardado. Mas aquele bêbado roubou o meu dinheiro para jogar nos cassinos e no cabaré. Ele consumiu em poucas noites a economia de uma vida inteira e destruiu os meus sonhos de ter um teto só meu. Além disto, me batia todo dia e por qualquer coisa. Quem habita entre feras sente inevitável vontade de ser fera também e às vezes os que tentam, superam os que eram a muitos anos. Toda e qualquer raiva, ele de sua boca anunciava logo uma lista de palavrões a respeito de minha moral. Moral tem quem anda certo e aquele homem era um imoral, sem critério ou limites, era um verdadeiro animal! Como eu desejava deixar de ser uma quenga e ser uma mulher da sociedade, mas mesmo agüentando a ignorância daquele animal sobre duas pernas. Sara deu muita sorte e seu esposo a trata como uma princesa e de tudo ela tem. Para a cidade que ela foi ninguém sabe de seu passado, realmente ela se salvo, salvou-se do terrível destino das quengas. Eu tentei de tudo para mudar o coração do meu homem, mas todas as tentativas foram em vão. Que tristeza quando a gente encontra com a nossa própria incompetência! A tristeza me acompanhava e passei a pensar que a vida realmente tinha me rejeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário