ANÁLISE FILOSÓFICA DO LIVRO RIACHO DAS QUENGAS

ATENÇÃO !

Para aumentar as letras deste livro basta segurar a tecla ( CTRL )do seu computador e mexer com o rotor( botão rotativo ) de seu mause e todo o texto se ampliará. Você poderá usar a tecla ( ctrl ) e clicar na tecla ( + ) desta forma as letras serão ampliadas . Experimente ! As letras ficarão do tamanho que você desejar.





Análise filosófica e cultural do livro riacho das quengas feita pelo professor de filosofia da universidade da Paraíba: Lindoval de Oliveira


O livro riacho das quengas além de ser um livro de profundo teor histórico, que abrange um passado pouco pesquisado da colonização de campina grande, ele nos traz um profundo conteúdo filosófico e cultural. O comportamento do povo da época de l690 a 1950 é expresso com um relato emocionante que conta em detalhes a mente do homem de campina grande da época.

Quando o escritor Joilson de AssisRESOLVEU ESCREVER ESTE LIVRO ENVOLVENDO TANTAS FILOSOFIAS ANTIGAS , PENSAMENTOS E CONCEITOS DOS NOSSOS ANCESTRAIS ELE FOI MUITO FELIZ. Este livro além de ser um ótimo roteiro de um filme que em breve, creio eu , será feito, ele é uma fonte para as novas gerações pesquisarem acerca dos índios cariris , tarairius , Teodósio de oliveira ledo e toda a estrutura inicial da nossa querida e belíssima Campina Grande .

A mente do homem da época que o livro abrange e suas idéias acerca de Deus, da mulher, dos filhos, da prostituição é totalmente diferente da mente do homem atual. A idéia da virgindade feminina e da pureza exigida da mulher é dramatizada na vida de Verônica em um drama emocionante que dificilmente o leitor deste livro não se emocionará.

A filosofia estuda estes pensamentos criados de maneira espontânea no meio popular formando a mente da população, dando origem as nossas bases filosóficas, ideológica.
Lendo o livro riacho das quengas você encontrará não somente a história da prostituição de Campina Grande, a historia de uma menina desamparada pelos seus em nome da moral, mas o universo cultural da época com suas filosofias, conceitos, cosmo visão.

Lindoval de oliveira
Professor de filosofia da universidade da paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário